4 razões pelas quais as mulheres
devem fazer musculação
Equipe Personal Trainer Virtual | junho 2020
4 razões pelas quais as mulheres devem fazer musculação
Equipe Personal Trainer Virtual | junho 2020
4 razões pelas quais as mulheres devem fazer musculação
Equipe Personal Trainer Virtual
| junho 2020|
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
A musculação é uma ótima aliada da mulher, não faz com que as mulheres fiquem grandes, mas faz com que fiquem fortes.
Ficar mais forte não significa que você ficará com circunferências maiores, mas sim que terá mais músculos e menos gordura.
Ficando mais forte muitas medidas irão diminuir como o abdome, quadril e muitas vezes os braços ficam mais finos.
Se você já ouviu um milhão de vezes: você tem que treinar força!
Construir músculos não só tonifica seu corpo e aumenta o seu metabolismo, mas também melhora a saúde do seu coração, ossos e articulações. No entanto, muitos de nós ainda fogem da sala de musculação.
Na verdade, apenas cerca de 5% das mulheres brasileiras realizam três sessões de força recomendadas por semana, revela a pesquisa.
O que está nos impedindo? “Muitas mulheres têm medo”, diz Fernanda Andrade, treinadora da Prime Assessoria Esportiva. “Elas não querem se machucar e têm medo que pareçam muito musculosas”.
É a hora da mulher desmistificar o treinamento de força, enfrentar seus medos de halteres e você pode colher todos os benefícios do corpo.
Ao contrário dos caras, o treinamento com pesos não é algo com o qual muitas de nós crescemos, relata a personal trainer Fernanda Andrade.
“Eu comecei a treinar musculação para melhorar meu tempo na piscina, pois eu era nadadora e isso me ajudou muito“. Fiquei mais forte, mais rápida e não tive lesões de ombros. Muito comum em nadadores profissionais.
A maior parte da mulheres que praticam a musculação são atletas ou aquelas que querem ganhar mais massa muscular.
Existe ainda uma grande quantidade de mulheres que acredita que apenas os exercícios aeróbios a farão emagrecer.
Como não estão familiarizadas com a sala de musculação ficam perdidas com coisas simples, como ajustar a altura do assento ou o posicionamento em máquinas, o que pode dificultar o seu progresso, impedindo que você realize o seu treinamento com eficiência e realize movimentos incorretos levando a lesões. Então, como aprender a treinar?
“Procure um treinador de froça, um porfessor de musculaçao habilitado”, diz Fernanda Andrade. O treinador é um importante profissional que irá corrigir seus exercícios, montar a sua ficha de treino e priorizar o que é mais importante em cada fase de treinamento.
Razões para as mulheres praticarem Musculação:
1- Atividade Segura
A musculação é uma atividade muito seguro, e evita uma série de lesões provocadas por outros esportes.
Uma boa dica para iniciantes: comece usando seu peso corporal como resistência.
“Aguarde até que você possa executar os movimentos corretamente, então comece a adicionar peso. Quando o peso parecer fácil, é hora de aumentar.
2- Você não aumentará de tamanho
Repita: Levantar pesos não me transformará em Arnold Schwarzenegger.
“Uma preocupação que eu ainda ouço das mulheres é que elas vão ganhar muito músculo”, diz a treinadora Fernanda Andrade.
Você precisa de três coisas para que isso aconteça:
Testosterona (que é o motivo pelo qual os homens obtêm músculos maiores), calorias extras (se você quiser construir uma casa maior, você precisa de madeira extra e concreto) e treinamento de alto volume grupo muscular grande, trabalhando até a exaustão com 20 a 30 séries de exercícios por dia). “
É um fator biológico e fisiológico que as mulheres não têm a testosterona necessária para construir músculos gigantescos.
Puxar ferro apenas duas a três vezes na semana pode reduzir sua gordura corporal total em 8% em 10 semanas. Tradução: você vai parecer mais magra, não enorme.
3- Ajuda a emagrecer
Muitos estudos recentes nos mostra que uma das atividades principais para perder gordura é a musuclação. Ela ajuda a reprogramar o seu corpo, metabolizando mais gordura. Ao aumentar o seu metabolismo ajudará bastante na perda de peso.
Para aliviar a insegurança de algo novo, ajuda muito se preparar. “Escreva seu treino prescrito por um Profissinal de Educação Física e vá para a academia com um plano em prática”, aconselha Fernanda Andrade.
Contratar um treinador ajudará muito no começo do seu Programa de Treinos. Além de ser mais motivante você terá melhores resultados.
4- Você não queima calorias suficientes
É preciso muita energia (também conhecida como calorias) para reconstruir os músculos pós-treino, o que aumenta o seu metabolismo de repouso por alguns dias.
Um estudo descobriu que as mulheres que fizeram pouco mais de 15 minutos de treinamento de força queimaram cerca de 100 calorias a mais durante o dia seguinte ao treino do que quando não levantaram. Outra vantagem: à medida que você fica mais forte, você usa seus músculos de forma mais eficaz, o que permite que você queime mais calorias durante o cardio. O benefício final? Quanto mais você tiver, melhor você se sentirá. “Tudo o que fazemos exige certa força”, explica a personal trainer Fernanda Andrade. “Então, à medida que aumentamos a nossa força, tudo fica mais leve em nossas vidas – levantando o bebê, colocando mantimentos no carro, carregar sacolas – se torna mais fácil”.
Além dos equipamentos já conhecidos por nós na sala de musculação como o leg pressa, a cadeira extensora, o banco scott, temos aliados muito eficientes como:
Treinamento de suspensão TRX
Esta ferramenta de treino funcional força-o a estabilizar o seu corpo enquanto faz exercícios com o seu peso corporal –
agachamentos com saltos, flexões, alpinistas, agachamentos unilaterais. Você pode ajustar o posicionamento do seu corpo para fazer um exercício com intensidade leve ou alta.
Máquina de cabos
Isso força você a ativar seu core enquanto fortalece outras partes do corpo, e é uma ótima maneira de adicionar resistência a movimentos rotacionais.
Kettlebell
Seu design desafia a estabilidade do seu corpo.
Um bom uso: Kettlebell swing: Fique com os pés afastados na largura dos ombros, segurando o cabo kettlebell com as duas mãos. Agache ao balançar o kettlebell entre as pernas e um pouco atrás de você (A). Em direção dos quadris, balance o kettlebell em um arco ao nível do ombro (B).
Bola medicinal
Por que é importante: é ideal para realizar ações dinâmicas.
Um bom uso: Bola de parede: Fique de frente para uma parede a alguns metros de distância, segurando a bola ao nível do peito, pés ligeiramente afastados na
Um programa de treinos de força é um grande aliado na perda de gordura corporal para mulheres.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Veja as melhores atitudes para aumentar sua flexibilidade
Flexibilidade e exercícios regulares ajudam a manter a sua amplitude…
Vantagens da prática regular dos Exercícios Aeróbios
É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os…
Treinos para começar a correr
Semana 1º treino 2º treino 3º treino 1…
Treinamento Funcional
O treinamento funcional trabalha grande parte dos músculos do corpo…