Quais os tipos de Ginástica Laboral?
Ginástica laboral consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, sem levar o funcionário ao cansaço por ser de curta duração e trabalhar mais no alongamento e compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas operacionais diárias.
Objetivos da ginástica laboral:
- Prevenir a fadiga muscular
- Diminuir o número de acidentes de trabalho
- corrigir vícios postarias
- prevenir as doenças por traumas cumulativos
- promover a sociabilidade
- melhorar a condição física geral
- promover o auto conhecimento orgânico
- diminuir o absenteísmo e procura ambulatorial
- aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho
- melhorar a produtividade individual e do grupo
- proporcionar consciências corporal
- melhorar a Qualidade de Vida do trabalhador de forma geral.
Pode ser desenvolvida de acordo com o objetivo e necessidade de cada empresa. Podendo ser:
Ginástica laboral preparatória: realizada antes do início da jornada de trabalho, tem como objetivo principal preparar o indivíduo para sua tarefa diária aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados, despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Ginástica laboral compensatória: feita durante a jornada de trabalho, com exercícios específicos de acordo com os músculos e tendões solicitados no posto operacional atuando de forma preventiva às L.E.R.
Ginástica laboral de relaxamento: baseada em exercícios de alongamento com o objetivo de ativar a oxigenação dos grupos musculares envolvidos na tarefa diária prevenindo as possíveis instalações de L.E.R.